Conheça o  Museu

O Museu Virtual da Câmara Municipal de Louveira, criado pela Resolução nº 6, de 18 de abril de 2012. O espaço surge com a finalidade de proporcionar á população louveirense, e às futuras gerações, o conhecimento da história do legislativo municipal, tornando público o acervo dos documentos gerados pelas antigas legislaturas. Para isso, são disponibilizados à comunidade a história e a constituição legislativa do Município de Louveira desde sua emancipação.

 

O Museu, por meio de Resolução n° 5/2016, de autoria do Presidente da Câmara Nilson Cruz, passou a denominar-se: “MUSEU DIGITAL PROF. JOSÉ ADEMIR TASSO” e foi relançado no mês de julho, com homenagens àqueles que tiveram papel predominante na história recente do Município de Louveira.

 

Trata-se de um Projeto gerido por uma Comissão Interna da Câmara de Louveira, composta pelos servidores: Celso José de Oliveira (presidente), José Rinaldo Finamore (secretário), Silvia Regina Cavalli da Silva (membro), Rachel Haddad Carneiro da Cunha (suplente) e Eliana Moreira Vidal Trajano (membro). Ressalta-se que o Museu é uma importante e verdadeira fonte de pesquisa e registro histórico e cultural das ações públicas e governos que transformaram o município, desde sua emancipação político-administrativa em 1965, até os tempos atuais, em uma cidade de destaque no cenário nacional, no que diz respeito ao pólo logístico, cultivo de frutas (uva e caqui) e arrecadação (ICMS), registrando um dos maiores IDH(s) Índice de Desenvolvimento Humano e PIB(s), Produto Interno Bruto do país. 

A Câmara Municipal de Louveira homenageia, nominando o Museu Digital, o servidor público legislativo José Ademir Tasso que com seu trabalho de pesquisa da história do legislativo e do Município de Louveira escreveu o livro “Louveira... Memórias de uma Cidade” lançado em março de 2014. Professor Ademir, com afinco e extrema dedicação, deu vida e os primeiros passos para que o Museu Digital cresça e venha a ser o maior referencial para preservação e recuperação da história do legislativo e, desta forma, a história da cidade.

Textos: Maria de Fátima da Silva Lisboa (Servidora)

Câmara Municipal de Louveira
Fone (19) 3878.9420
Rua Wagner Luiz Bevilacqua, 35 Bairro Guembê - CEP 13290-000
Louveira - Estado de São Paulo